As Banhistas foi pintado por Gustave Courbet na data de 1853 no estilo realismo, sobre o gênero de pintura de gênero, , pintura de nu, usando a técnica de óleo sobre canvas.
Encontra-se no Musée Fabre, Montpellier na França.
Dimensões: 227 x 193 cm.

O Movimento do Realismo

Realismo foi um movimento artístico iniciado na França no sec. XIX e difundido para outros países. Teve como característica a divergência do romantismo na forma de retratar e pensar sobre o momento em que viviam.
Os realistas refutavam a subjetividade do romantismo e a afetação e artificialismo do neoclassicismo. Queriam mostrar a vida cotidiana como ela realmente era, com seus problemas sociais advindo do capitalismo que já se mostrava dominador. Portanto foi um movimento engajado e de vanguarda.
Como característica filosófica valorizava o conhecimento e teorias científicas como o Darwinismo ou Evolucionismo, o Socialismo utópico de Proudhon e o socialismo científico de Karl Marx, o determinismo histórico de Taine, a negação do Cristianismo de Renan e o Positivismo de Auguste Comte, considerado o fundador da sociologia que sugere que por conta da grande instabilidade política e do perigoso momento que se surgiu após a Revolução Francesa, o estudo sobre as sociedades e seus problemas sociais deveriam seguir o mesmo rigor científico que as demais ciências naturais. Sua teoria positivista propõe que o todo tem prioridade sobre as partes, a coletividade era uma das características do movimento realista, que a evolução do conhecimento é típico da sociedade humana e que o homem sempre foi o mesmo, o que muda são as condições e a época em que vive.
O Realismo se opõe ao romantismo tanto ao mostrar o humano real com seus defeitos e qualidades como em valorizar a coletividade em detrimento da individualidade.
Já o naturalismo foi uma extensão e aprofundamento do realismo pois entendia a realidade como determinada pelo ambiente e pela hereditariedade e procurava mostrar com clareza as patologias humanas, mas sempre buscando um engajamento científico e social.

Realismo na Pintura

Não devemos confundir o movimento realista com a técnica realista que existe desde pelo menos a antiguidade clássica.
Para alguns estudiosos o movimento do realismo teve início na pintura e posteriormente irradiando para a literatura e outras artes. Os pintores realista pintavam sempre nos ateliês mesmo quando mostravam os trabalhadores em suas ambientes de trabalho, fossem no campo ou em qualquer outro ambiente.
Procuravam mostrar com objetividade a realidade do momento retratado, fosse ele um momento de lazer ou de trabalho. Mas sempre existia um caráter social na pintura realista.

Principais Pintores Realistas

Édouard Manet tem como característica em sua pintura retratar o modo de vida das pessoas, muitas vezes em seu momento de lazer, sem deixar de fazer uma crítica a sociedade da época. Considerado um dos precursores do Impressionismo.

Gustave Courbet  foi um dos principais pintores realista, sua pintura retrata principalmente trabalhadores da classe operária e camponeses em cenas triviais mostrando as difíceis condições de trabalho e a pobreza, temática antes relegada pelos românticos e neoclássicos. Foi também um ativista político defendendo ideias democráticas, republicanas e socialistas.

Honoré Daumier era pintor e litógrafo francês que retratava principalmente a vida urbana. Grande crítico social principalmente em suas caricaturas ácidas que mostravam a exploração das classes trabalhadoras.

Jean-Baptiste Camille Corot foi grande paisagista que teve como diferença no seu trabalho o fato de ter pintado também ao ar livre, trazendo mais realismo e ao mesmo tempo se antecipando ao impressionismo.

Jean-François Millet foi um pintor que apesar de menos provocante e mais formal a poética da sua pintura trouxe a sua temática a força da natureza sobre os trabalhadores camponeses.

Théodore Rousseau, foi um pintor francês paisagista considerado o precursor do Impressionismo por além de pintar suas paisagens ao ar livre ter criados alguns conceitos adotados pelos impressionistas.
Ele combinou a objetividade de pintar o que vê com a subjetividade da interpretação do artista. Acreditava que pintar a natureza suprimiria a artificialidade da vida moderna industrializada. Suas obras tinham aspecto de inacabadas de forma proposital. Fundador da Escola Barbizon onde pregava seus conceitos.

Mulheres Peneirando Trigo

Mulheres Peneirando Trigo foi pintado por Gustave Courbet na data de 1854 – 1855 em estilo realismo sobre o gênero de  pintura de gênero, em óleo sobre canvas e se encontra no Museu de Belas Artes de Nantes.
Dimensões: 131 x 167 cm.

O Jovem Flautista

O Jovem Flautista foi pintado por Édouard Manet na data de 1866 em Paris no estilo realismo sobre o gênero retrato, na técnica de óleo sobre canvas e encontra-se no Museu de Orsay.
Dimensões: 161 x 97 cm.

Realismo na Escultura

Na escultura o Realismo também trata com objetividade os problemas sociais. Tendo Auguste Rodin (1840-1917) como um de seus principais representantes.

Realismo na Arquitetura

Na arquitetura o realismo se diferencia por priorizar as necessidades da época com a construção de fábricas, lojas, escolas, estações ferroviárias, hospitais e moradias para todas as classes sociais.

Realismo na Literatura

Na literatura o realismo se contrapõe de forma bem nítida ao romantismo. Ao invés de pessoas e situações idealizadas mostra pessoas com problemas, com suas fragilidades e suas patologias em situações reais e na maioria trazendo alguma crítica social.
Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert dá início a esse estilo literário. Tendo também Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens e Machado de Assis como grandes nomes da literatura realista.

Realismo no Teatro

O teatro teve grande importância pro realismo como movimento artístico e cultural, pois tanto através do drama como da comédia trouxe para o palco situações e temas vividos pelas pessoas em seu dia a dia. Tratava temas como a prostituição e suas implicações, a situação social da mulher, traição, moralidade entre outras críticas da sociedade.

Retrato da família Bellelli

Retrato da família Bellelli foi pintado por Edgar Degas na data de 1860 – 1862 no estilo realismo, sobre o o gênero retrato, usando a técnica de óleo sobre canvas.
Encontra-se no Museu de Orsay.
Dimensões: 200 x 250 cm.

Saudade

Saudade foi pintado pelo artista brasileiro Almeida Júnior na data de 1899 no estilo realismo, sobre o gênero de pintura de gênero, em óleo sobre tela.
Encontra-se na Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Doação de Leonor Mendes de Barros.
Dimensões: 197 x 101 cm.

Realismo no Brasil

O Realismo no Brasil introduz na literatura maior observação dos escritores na sociedade da época, que culturalmente trazia da Europa ideias mais evoluídas, mas vivia ainda em como uma sociedade muito conservadora econômica e politicamente.
Culturalmente ideias como o positivismo de Auguste Comte, o determinismo histórico, o socialismo utópico e o socialismo científico, o evolucionismo de Darwin e a negação do Cristianismo já estavam sendo discutidos. Enquanto que a economia ainda se baseava na mão de obra escrava de latifundiários de café e a política visava só os interesses oligárquicos e coronelista.

Realismo na Literatura no Brasil

É num cenário em que os autores brasileiros começam querer falar da sociedade e seus problemas e não apenas entreter os leitores que a partir de 1881, com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, dá-se início ao estilo realista e naturalista no Brasil.
O realismo começa a declinar a partir de 1890 com o início do Parnasianismo

Autores Realistas no Brasil

Raul Pompéia, cuja obra O Ateneu é considerada naturalista.

Visconde de Taunay com Inocência, considerada transitória entre Romantismo e Realismo.

Machado de Assis tem grandes obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. Tratando o adultério de forma crítica e irônica que era característica do autor. Sendo as duas últimas narradas em primeira pessoa o que era incomum no romance realista. Esaú e Jacó e Memorial de Aires foram escritas na fase madura e filosófica De Machado de Assis.

Pintores Realistas no Brasil

Georg Grimm (1846-1887) Pintor alemão que se radicou no Brasil por uma década tendo participado da Academia Imperial de Belas Artes  e posteriormente fundado sua própria escola. Produziu importantes obras paisagistas. 

Modesto Brocos (1852-1936) Foi um pintor Espanhol que se radicou no Brasil sendo professor de desenho da Escalo Nacional de Belas Artes – Enba o e se dedicou a pintar o tema rural e tratar de questões raciais. Na sua obra “A Redenção de Cam” evidencia a teoria eugenista do branqueamento que promovia a mestiçagem na população para tornar a raça  “mais evoluída” e “civilizada”. 

Benedito Calixto (1853-1927) Foi um pintor brasileiro que se baseou no interior do Estado de São Paulo e pintou obras para museus, igrejas e particulares representando temas históricos, bíblicos, costumes populares além de  marinas e as paisagens marítimas do litoral de São Paulo.  

Almeida Junior (1850-1899) foi um dos principais representantes do realismo no Brasil e mostrava em seu trabalho o modo de vida do interior paulistas.