Uma Velha Cozinhando Ovos foi pindado por Diego Velázquez na data de 1618 em estilo Barroco, sobre o gênero de pintura de gênero, na técnica de óleo sobre canvas e encontra-se na Galeria Nacional da Escócia.
Dimensões: 128 x 99 cm.
O Barroco se refere a arte, literatura, pintura, escultura, arquitetura e música, produzida entre o final do século XVI e meados do século XVIII.
Desenvolvido primeiramente na Itália e posteriormente difundido em quase todo o mundo, principalmente no ocidente católico, foi um movimento artístico e cultural intimamente ligado as teorias absolutistas e da Contrarreforma, mas mantendo os valores da Arte Clássica.
Alguns historiadores classificam o Barroco como uma continuação de Renascimento, tendo como diferença um grande dinamismo, cores fortes, exuberância e dramaticidade em contrapartida ao equilíbrio, a formalidade e harmonia da arte Renascentista.
O termo Barroco que significa algo empolado, exagerado, afetado, esquisito, estrambótico, excêntrico, excessivo, extravagante, original e ridículo, primeiramente tinha um conceito pejorativo. E só perdeu esse conceito a partir de meados do século XIX.
Contexto histórico e cultural
Desde que a religião católica instaurou a Inquisição na Espanha a partir de 1480, e posteriormente em Portugal a partir de 1536, a liberdade de pensamento e de expressão sofriam grandes ameaças e repressão.
Foi uma época em que a Igreja se dedicou a grandes construções de capelas, igreja, estátuas, esculturas de santos e monumentos sepulcrais. O estilo Barroco surge também na construção de palácios pois nessa época a igreja era amplamente associada ao Estado e ambos tinham como objetivo causar admiração e mostrar o seu poder.
Com a Reforma Protestante de Martinho Lutero, que gerou grande a perda de fiéis e da hegemonia da igreja católica, além de uma onda iconoclasta, estimulou a Igreja Católica a conclamar o Concílio de Trento (1545-1563), marcando o início da Contrarreforma. Evento que veio a abalar drasticamente a forma de produção artística da época, fazendo com que a teologia assumisse definitivamente uma prioridade na transmissão das ideias e que a evangelização passasse a ser o principal papel da arte.
Durante e após o Concílio de Trento a igreja impõe várias censuras a criação dos artistas visando regulamentar e padronizar a arte.
O controle passava pelo que cada cor representaria, os gestuais das figuras representadas e principalmente pela proibição de representar corpos nus como na arte clássica, alegando visar um maior decoro. E para evangelizar o povo a mensagem deveria ser de fácil entendimento, magnífico, esplendoroso e intenso.
Com todo esse controle, apesar do Barroco também ser uma arte palaciana, tanto a sofisticação dos Maneiristas como a harmonização do Renascimento perdem espaço para as imposições da Igreja e para o sistema absolutista.
Essas regras eram vigiadas por sensores do clero, principalmente pelos Jesuítas, que apesar de considerados eruditos e conhecedores dos valores do humanismo foram conclamados a missão de evangelizar e estabelecer tanto a estética como a filosofia da Igreja principalmente.
Pequeno Baco Doente
Pequeno Baco Doente pintado por Caravaggio em 1593 no estilo Barroco, Tenebrismo, em óleo sobre canvas nas dimensões de 67 x 53 cm.
Pertence ao género pintura mitológica e encontra-se na Galleria Borghese.
Judite Decapitando Holofernes
Judite decapitando Holofernes foi pintado por Artemisia Gentileschi entre os anos de 1614 – 1620 no Estilo Tenebrismo Sob o gênero de pintura religiosa em óleo sobre canvas e encontra-se no Museu de Capodimonte, Galleria degli Uffizi.
Dimensões: 125,5 x 158,8 cm
Os séculos do desenvolvimento do Barroco foram de muitas guerras e mudanças sociais. Com as novas rotas das grandes navegações para o comércio, que faziam com que a Itália ficasse fora do comércio internacional e a conquista de novas terras pelos monarcas Europeus, missões de evangelizações foram lançadas pela América e até o Oriente.
O absolutismo e o colonialismo geravam muitas riquezas concentradas entre os nobres, o clero e a burguesia, que se enriqueciam com o comércio de produtos como café, tabaco, arroz, açúcar, ouro, prata e diamantes, além do comércio de pessoas escravizadas que se tornaram a base da força de trabalho. O sistema bancário se reorganizava para as novas práticas comerciais e novos hábitos foram gerados pelos novos produtos que chegavam das colônias.
Nesse contexto, a cultura no período Barroco, foi amplamente influenciada tanto pela religião como pelo sistema sócio econômico. O Clero, os nobres e os burgueses queriam manter o controle dos avanços conquistados, fossem avanços materiais ou culturais. E para manter o novo sistema colonial que gerava grande mercado internacional, faziam tudo para evitar grandes mudanças. A prudência era considerada a maior das virtudes.
O academicismo no Barroco
Mas o Barroco também foi um movimento de grande dualidade e contrastes. Ao mesmo tempo que a Igreja usava de todos os métodos para deter o poder, sendo inclusive a principal mecenas da época, a revolução científica, através de novos estudos do corpo e da alma que começou a acontecer partir de século XVI, fez com que grandes filósofos como Montaigne(1533-1592), Hobbes (1588-1679), Descartes(1595-1650) e Pascal(1623-1662) entre outros, questionassem conhecimentos que não fossem confirmados pela experiência e pela razão, nos campo da economia, da ciência natural, da fé, da ética e da política.
Conhecimento e fé era um embate constante da razão com a autoridade da Igreja. A exemplo da condenação de Galileu pela Inquisição, uma mostra que teorias novas e ousadas, mesmo com cálculos e estudos complexos, não eram aceitas.
O academicismo que teve seu inicio no sec XVI, a partir de meados do sec. XVII passa a ter grande importância na arte, pois formulava não só teorias sobre técnicas nas artes, como também teorias filosóficas aproximando os artistas dos intelectuais.
Foram criadas academias de arte para difundir normatizar e ensinar o método que prezava pelo virtuosismo técnico seguindo modelos da Antiguidade clássica.
A sistematização do academicismo formulava que a arte deveria expressar os princípios da Beleza, da Verdade e do Bem criando uma ligação entre a arte e a ética além de fundamentos morais que visassem a ordem social. Criava-se assim a ideia do artista ter que ser intelectual humanista e erudito.
A partir da criação da Academia Real de Pintura e Escultura em Paris em 1648 por Luis XIV(ainda criança) da qual fizeram parte artistas como Jacques-Louis David (1748-1825) e Jean-Auguste Ingres (1780-1867), entre muitos outros, consolida a França como novo polo de produção e as academias fundadas a partir de então passam a centralizar e ditar o gosto, a ideologia cultural, a crítica, o mercado, as vias de exibição e tudo mais que envolvesse a produção artística, inclusive a formação de coleções particulares e de museus.
Pintura Barroca
A dualidade entre Deus e o Diabo, os contrastes, as formas retorcidas, a linha diagonal na composição invés do equilíbrio simétrico do renascimento, o uso do espaço pictórico sem uma perspectiva real e sim multifocal, emoções fortes e contraditórias como tristeza e alegria ou o divino e o carnal, formas abertas, uso do claro e escuro para aumentar a profundidade e aproximar o primeiro plano do observador, uso de cores fortes, riqueza nos detalhes e nas formas, questionamento dos limites entre a fé e a razão, entre os prazeres terrenos e a absolvição dos pecados.
Principais pintores Barrocos
Jan Brueghel, o Velho (1568 – 1625) pintor flamengo
Caravaggio (1571-1610) pintor italiano
Peter Paul Rubens (1577-1640) pintor flamengo
Frans Hals (1580 – 1666)
Artemisia Gentileschi (1593 – aprox.1656) pintora italiana
Francisco de Zurbarán (1598 – 1664) pintor espanhol
Diego Velázquez (1599 – 1660) pintor espanhol
Antoon van Dyck (1599 – 1641) pintor flamengo- Belga
Andrea Pozzo (1642 – 1709_ pintor italiano
Rembrandt (1606-1669) pintor holandês
Josefa de Óbidos (1630 – 1684) pintora espanhola
Johannes Vermeer (1632-1675) pintor holandês
Mestre Ataíde ( 1762 – 1830) pintor brasileiro.
As Meninas de Diego Velasquez
As Meninas foi pintado por Diego Velázquez em 1656 em estilo Barroco sobre o gênero de pintura de gênero, na técnica de óleo sobre canvas e está localizado no Museu do Prado.
Dimensões: 318 x 276 cm.
Feira Flamenga de Jan Brueghel
Feira Flamenga foi pintado por Jan Brueghel, o Velho em estilo Barroco sobre o gênero de pintura de gênero.
Jan Brueghel é um artista do Barroco flamengo irmão de Pieter Bruegel, o Jovem e filho de Pieter Bruegel, o velho.
Escultura Barroca
Seguindo as mesmas características de contrastes da pintura, dualidades e questionamentos entre o divino e o terreno, a escultura tinha uma ligação muito forte com a arte da Antiguidade. Sendo que procurava ser mais dinâmica e com muita tensão entre a opulência e o espiritualismo. Tanto na escultura como na pintura barroca o caráter decorativista era fundamental.
Na Europa Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680) foi um dos grandes escultores Barroco e no Brasil Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).
Arquitetura Barroca
Usado principalmente nas igrejas o dinamismo, a sinuosidade, formas convexas e côncavas nas fachadas, espaços e formas ovais, efeitos dramáticos de luz e sombra, uso da cruz grega, proporções incomuns e exageradas, decoração interna extravagante tudo visando mostrar o poder e a riqueza e catequisar os fiéis.
Michelangelo costuma ser considerados um dos precursores da arquitetura barroca principalmente na Basílica de São Pedro.
Francesco Borromini com o San Carlo alle Quattro Fontane em Roma e a igreja de Sant’Agnese in Agone, na Piazza Navona, e de Sant’Andrea delle Fratte, ambas em Roma.
Jules Hardouin-Mansart com o Palácio de Versailles, a Catedral de Saint-Louis-des-Invalides e o Grand Trianon.
Louis Le Vau foi com o Château de Vaux-le-Vicomte.
O francês François Mansart com a igreja do Val-de-Grâce” e o Temple du Marais em Paris e Château de Masons (hoje Château de Masons-Laffitte.
Claude Perrault arquitecto francês com o desenho da fachada oriental do Palais du Louvre.
Literatura Barroca
Exagero nas figuras de linguagem criando uma linguagem dramática que transita entre o cultismo e o conceptismo, uso de hipérboles, metáforas e antíteses.
Grandes escritores do Barroco literário são Luís de Camões em Portugal, Francisco de Quevedo, na Espanha e Sor Juana Inés de la Cruz, no México. No Brasil tivemos Bento Teixeira (1561-1618), Gregório de Matos (1633-1696), Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711), Frei Vicente de Salvador (1564-1636), Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768).
Música Barroca
Com ritmos enérgicos, contrastes de timbres fortes com suaves, melodias com muitos ornamentos tendo o cravo, o órgão e o violino como principais instrumentos, dando origem a ópera e a orquestra e gêneros musicais como o prelúdio, o prelúdio de coral, a fuga, a tocata, a suíte, a sonata, o concerto e o concerto Grosso. Os principais compositores da música Barroca mais conhecidos foram Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Friederick Handel.
Barroco no Brasil
O movimento artístico Barroco se desenvolveu mais no Brasil durante o Período Colonial do sec XVIII pois primeiras as ordens religiosas que eram beneditinos, carmelitas, franciscanos e jesuítas que chegaram a partir da metade do século XVI para catequização dos índios desenvolvem uma arquitetura mais simples, retilínea sem muitos ornamentos, sóbria, mesmo que monumental.
A partir do sec XVII, principalmente no Nordeste e no Sudeste os traços Barrocos começam a se desenvolver. Igreja e Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, construída entre 1633 e 1691, na Bahia aantiga Igreja dos Jesuítas, atual Igreja Catedral Basílica tem seus primeiros traços barrocos em 1665-1670. No Recife, a Capela Dourada ou Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis iniciada em 1696 e finalizada em 1724.
Mas foi a partir do sec XVIII quando as ordens terceiras, irmandades e confrarias que apesar de ligadas a igreja eram consideradas associações leigas passam a patrocinar a produção artística do Barroco no Brasil que ela se desenvolve e com a influência do rococó criando características regionais.
Tiveram grande importância nesse desenvolvimento os artistas portugues Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito (s.d.-1751) e os artistas brasileiros Mestre Valentim (ca.1745-1813), no Rio de Janeiro, e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814) em Ouro Preto e adjacências.
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767) tem o risco, frontispício, retábulos laterais e do altar-mor, púlpitos e lavabo de autoria de Aleijadinho e a pintura da nave de Manoel da Costa Athaide (1762-1830). No Santuário do Bom Jesus dos Matozinhos, em Congonhas do Campo encontra-se a maravilhosa obra de Aleijadinho, os 12 Profetas de pedra-sabão (1800-1805) e no interior obras de madeira do dois artistas.
Literatura Barroca no Brasil
A literatura barroca no Brasil foi introduzida pelos jesuítas e era influenciada pela contrarreforma trazendo para a temática religiosa características como o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.
O Barroco Brasileiro teve início em 1601, tendo como obra significativa, Prosopopeia (um poema épico), de Bento Teixeira. Posteriormente Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos tiveram grande importância. Finalizando esse movimento literário com as obras de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, uma introdução ao Neoclassicismo.
Pintura e Escultura Barroca no Brasil
Mestre Ataíde foi grande representante da pintura barroca e o famoso Aleijadinho da escultura barroca no Brasil.
Música Barroca no Brasil
O grande nome da música foi maestro Lobo de Mesquita.